Projeto VIRANDO O JOGO

 AGENDA, INFORMAÇÕES  E INSCRIÇÕES ONLINE  (CLIQUE AQUI)

O PROJETO “VIRANDO O JOGO”

Trata-se de um projeto de extensão voltado ao desenvolvimento pessoal da população. Visa compartilhar conhecimentos científicos da Psicologia com o público leigo.

Costuma ser ministrado regularmente  pela Escola de Extensão da UFSC, coordenado pela professora Magda do Canto Zurba, com carga horária de 8h, durante um único dia (geralmente sábado) no Auditório da Reitoria. Foi concebido para um público adulto, especialmente para pessoas interessadas em conhecimento psicológico e que buscam aprimorar seu desenvolvimento pessoal.

São realizadas atividades teóricas e interativas distribuídas ao longo do dia, conversando e fazendo pequenos exercícios, onde o participante descobre seus pontos fortes e fracos, identificando impasses que podem gerar pontos de estagnação no desenvolvimento pessoal, bem como o potencial que está pronto a deslanchar.

Do ponto de vista teórico, é um curso de iniciação em Psicologia para leigos, visando colaborar com o desenvolvimento pessoal do participante. O curso oferece noções introdutórias sobre psicologia clínica e da saúde para a vida cotidiana, apresentando noções de linguagem, enfrentamento de crises, equilíbrio emocional, psicossomática, aspectos do ciclo vital, desenvolvimento, desafios da vida adulta, padrões geracionais, caminhos para a longevidade, modelos emocionais aprendidos, rupturas de padrões internalizados e desenvolvimento pessoal na vida cotidiana. A metodologia é baseada em palestra expositiva-dialogada, com subsídios teóricos, ilustrações de exemplos práticos e interação participativa com os cursistas.

Espera-se que, ao final do curso, os participantes tenham ampliado sua capacidade de auto-percepção e reconhecimento de focos de desenvolvimento de seu potencial pessoal.