Chamada para Publicação
CLIQUE AQUI – Diretrizes aos Autores Ed. Bagai
Estamos com chamada de capítulos aberta até 05/11/2025, junto à Editora Bagai. Buscamos fortalecer a área da Gestalt-terapia, criando oportunidades para autores jovens e também valorizando os já consagrados nomes da área no Brasil
Dicas para você publicar nessa obra:
– O livro é sobre Gestalt-terapia, uma obra acolhedora, que busca reunir tanto aspectos históricos, como teóricos e também relatos de experiências.
– O título da obra será: “Gestalt-terapia Contemporânea: histórias, teorias e práticas”, Organização: Dra. Magda do Canto Zurba
– O livro respeita os critérios de livro CAPES (Código de Barras, Ficha Catalográfica, DOI, Conselho Editorial composto apenas por doutores).
– Como haverá obra impressa e digital, teremos o registro de dois ISBN (impresso + digital, portanto, cada autor terá dois registros para incluir em Currículo Lattes, o que pensamos ser um bom incentivo para Gestalt-terapeutas mais jovens, que buscam seleções de pós-graduações, etc).
– O lançamento do livro (ISBN) está previsto para final de 2025 ou início de 2026.
– A Editora BAGAI não comercializará a obra que será open access (acesso livre), ou seja, não almejará lucro. Além disso, com o incentivo do KOAN/UFSC estimamos que a obra será muito acessada no link da Editora e também no link do próprio núcleo de pesquisa, com previsão de ser lida e referenciada.
– Cada autoria de capítulo deve custear o financiamento da edição, sendo que a Editora estipulou 400 reais por capítulo (independente do número de autores). Esse valor só é pago após o “aceite” de seu texto para publicar, sendo possível parcelar em 2x. A submissão para a análise editorial não tem taxas.
– Por capítulo, os autores da obra receberão, pelos correios, 3 (três) livros impressos. Além disso, os autores receberão cópia do arquivo com o E-book completo por e-mail para divulgar aos seus contatos, links e sites.
– Existe a possibilidade de adquirir mais livros impressos (à parte) até a data final da chamada.
– A obra reunirá dois aspectos que raramente andam juntos: o respeito acadêmico (do maior e mais antigo grupo de pesquisas em Gestalt-terapia no Brasil – o KOAN) com a criatividade (criando espaço dialógico de construção de ideias e novidades da área).
– Planejamos um grande encontro ou simpósio durante o lançamento em 2026, promovendo contatos entre os autores dos capítulos, seminários e debates.
Plano da Obra
– O escopo da obra são capítulos que versem sobre: a) aspectos históricos da formação da Gestalt-terapia no Brasil e/ou exterior; b) fundamentos básicos e teóricos da Gestalt-terapia; c) perspectivas contemporâneas dos conceitos originais da Gestalt-terapia, tanto no plano teórico como das práticas (neste último item entram relatos de experiências, aspectos sobre interseccionalidades, atuação em diferentes contextos, etc).
– Os capítulos deverão ter entre 8 e 12 páginas em papel A4, arial 12 e entrelinhas 1,5 no word, alinhamento justificado, margens superior e esquerda (3 cm) e inferior e direita (2 cm); tabulação de parágrafos de 1,25 cm e sem espaçamento entre eles. O título em negrito, centralizado e caixa alta. Não incluir resumo/palavras-chave, abstract.
– No máximo oito (08) autores.
– A normas completas de publicação e orientações aos autores estão disponíveis no site da Editora Bagai . Os envios de textos e pagamentos são todos por lá também. Nós do KOAN fazemos a parte acadêmica, revisão e organização dos textos.
Agradecemos muito sua parceria e participação em nossas nas atividades.
Forte abraço,
Dra. Magda do Canto Zurba